WhatsApp Fale conosco no WhatsApp

POV – Point of View: vivendo e fazendo parte da história

Por: Emerson Akiyama – Diretor de Negócios – i8T

A evolução se faz necessária, e ao analisá-la, percebe-se que a história se repete. Quem não acompanha pode ficar para trás. Você e sua empresa estão de olho na Indústria 5.0?

Os 6 P’s de nossa história contemporânea.

1.0 Revolução – processo do manual para industrial (1760–1840)

Marcou a transição de processos de produção manuais e artesanais para processos mecanizados. A introdução da máquina a vapor permitiu a criação de fábricas e a produção em massa.

2.0 Revolução – produção em massa (1870–1914)

Focada na expansão das indústrias e na inovação tecnológica, incluindo a eletricidade e a produção em massa, que aumentaram a eficiência e a escala da produção industrial.

3.0 Revolução – processamento de informação (1960–2000)

A Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Digital, foi caracterizada pela transição de sistemas analógicos e mecânicos para sistemas digitais, com grandes impactos em toda a produção, comunicação e processamento de informações.

4.0 Revolução – preconização ciber físico (2000/atual)

Também conhecida como Indústria 4.0, envolve a fusão de tecnologias físicas, digitais e biológicas, criando sistemas ciber físicos que transformam a produção, serviços e modelos de negócio.

5.0 Revolução – pessoas, colaboração em andamento

Humanização do Trabalho, ou seja, complementar suas habilidades com a tecnologia. A necessidade de convivência de trabalhadores e harmonia com robôs e autômatos sem achar que vai perder o emprego.

As IAs integram tecnologias avançadas como blockchain, biotecnologia, nanotecnologia e materiais e produtos avançados para criar processos eficientes e inovadores.

A Indústria 5.0 difere da Indústria 4.0 ao priorizar a colaboração entre humanos e robôs, conhecida como ROBOTS. Essa cooperação combina a eficiência dos robôs com a criatividade e habilidades humanas.

Pense que é melhor que trabalhar com pessoas de gerações com falas e história passada, mas você se identifica como uma geração de seres humanos fazendo companhia aos robôs sociais.

A personalização atingirá um novo patamar, adaptando produtos e serviços para atender às necessidades individuais e específicas das pessoas.
A responsabilidade social também enfatiza a sustentabilidade ambiental, com destaque para tecnologias verdes e práticas de produção ecológicas, que minimizam resíduos.

6.0 Revolução – planeta, próximo estágio

A especulação sobre a Quinta Revolução Industrial é factível, dada a crise ambiental e a sustentabilidade. Apesar de se discutir isso desde a ECO 92, as crises ambientais ainda estão em evidência.

Neste artigo, destaca a constante transformação do planeta acelerada pela velocidade da máquina catalisada à mente humana, os dados digitais. As empresas têm oportunidades inéditas de criar valor sustentável, por onde a indústria para muitos é um diferencial competitivo.

Apenas empreendedores e entusiastas da transformação digital podem alavancar, com inovação, novas soluções que sejam de valor real a seus clientes e colaboradores, inclusive pensando em toda cadeia de valor, produtos e serviços com uma abordagem sustentável, respeitando pessoas, meio ambiente, implementando medidas eficazes de redução de emissões de gases, de descarte de resíduos e uso eficiente de recursos naturais e do capital financeiro.

A transformação tecnológica trouxe avanços significativos que moldaram a sociedade contemporânea e continuarão a influenciar nossas vidas e transformar nossa forma de vida e trabalho.

Posts Relacionados

CFTV com Inteligência Artificial: sua câmera agora pensa, aprende e age sozinha

A cena que já virou um filme repetido em milhares de casas e empresas do Brasil: Você investe pesado em

O que são Beacons e BLE?

Por: Emerson Akiyama – Diretor de Negócios – i8T Os beacons são pequenos dispositivos que utilizam o BLE, uma versão

Robôs no atendimento: uma revolução em hospitais, hotéis e delivery no Brasil

Por: Emerson Akiyama – Diretor de Negócios – i8T A utilização de robôs no atendimento em diferentes setores está se

Compartilhe esse post