Por: Emerson Akiyama – Diretor de Negócios – i8T
Nos últimos meses viemos falando sobre as principais ferramentas que as empresas vêm utilizando e se você perdeu acesse o qrCode no topo da página para que você se atualize.
Cibersegurança; Internet das coisas; Visão computacional; Fluxo de tarefas estruturadas; Coletores de dados; Sensores capazes de medir performance de temperatura, de repetição, consumo de energia, medição de produtividade seja maquinários ou execução humana.
Pode parecer complexo, mas o verdadeiro desafio não está em conhecer cada recurso, e sim em implementá-los na empresa e encontrar profissionais capacitados, geralmente equipes de operações, financeiro e TI, juntas, ou o proprietário em empresas pequenas, com ajuda dos fornecedores, para mapear gargalos e automatizá-los visando melhor produtividade, tornando as mudanças mais óbvias. Em qualquer mudança na empresa o maior desafio são pessoas e não a tecnologia, isso serve para todos os portes de empresas.
Segue alguns princípios para facilitar o início da empresa na transformação digital.
-
Explicar à equipe o objetivo e significado da transformação digital, que vai além da tecnologia, envolvendo mudança cultural e organizacional.
-
Destacar a necessidade de competitividade, margem e redução de custos, atendimento às demandas dos clientes e eficiência operacional.
-
Implementação deve ser liderada pelos líderes de primeiro escalão.
-
Promover mentalidade inovadora e adoção de novas tecnologias.
-
Enfatizar o papel dos líderes na condução da transformação
-
Listar e explicar as principais tecnologias, como inteligência artificial, automação e big data.
-
Ilustrar casos reais de uso dessas tecnologias.
-
Apontar desafios, como resistência à mudança e integração de sistemas legados.
-
Recomendar acompanhamento profissional especializado para superar desafios, com capacitação de funcionários e consolidação de estratégias.
-
Discutir medidas de segurança da informação e conformidade com regulamentações.
As métricas para avaliar o sucesso da transformação digital, como retorno sobre investimento (ROI) e indicadores de desempenho (KPIs) deve ser ilustrados aos casos de departamentos que alcançaram sucesso com benefícios, isso ajudará como incentivo em outras áreas que ainda não exploraram.
Em uma perspectiva futura a transformação digital não acaba, ela “migra de necessidade” dentro da empresa e se renova conforme surgem novas soluções tecnológicas, ampliando seus benefícios, mitigando falhas e levantando as empresas em resiliência.
Transformação digital: uma carreira em ascensão
Para ser um profissional de transformação digital, desenvolver análise de big data, organização e conhecimento estratégico, e também escuta atenta das necessidades de cada área de operações em distintas áreas, a Transformação Digital otimiza os recursos existentes, satisfaz os clientes, aumenta as receitas e reduz custos, com maior investimento reduzido.